Pesca Ó Peixe

- Repórteres pela Literacia do MAR

O projeto Pesca Ó Peixe - Repórteres pela Literacia do MAR é um projeto da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa cofinanciado pelo EEA Grants.

 

Este projeto visa aumentar a baixa literacia do mar e recuperar o conhecimento costeiro promovendo atividades multigeracionais através da capacitação de jovens repórteres pela literacia do mar.

Destaque

Evento final do Projeto Pesca Ó Peixe

 

O Evento Final do projeto realizou-se no dia 2 de junho de 2016 no Auditório Conde Ferreira em Sesimbra (espaço gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Sesimbra).

Este evento reuniu a grande maioria dos stakeholders identificados como relevantes para o projeto, para além de representantes das instituições parceiras, apoios, escolas, público em geral.

O Evento Final do projeto foi organizado em duas partes distintas, a 1ª como Evento de Encerramento do Projeto, com apresentação do projeto, dos seus resultados e com testemunhos dos principais intervenientes, e a 2º como Seminário Cientifico – “Pesca Ó Peixe no MAR de Sesimbra”.

Contexto

 

Com o alargamento da plataforma continental as questões do oceano voltaram a ganhar momentum, o valor da pesca artesanal voltou às agendas politicas e a sua importância para a biodiversidade local voltou a ser falada, reavivando a necessidade de articular os stakeholders locais para o uso articulado e consensual das zonas costeiras e do mar.

 

Aumentar a baixa literacia do mar e recuperar o conhecimento costeiro tornou-se imprescindível para conviver sustentavelmente com o oceano. Neste contexto, medidas de promoção da literacia dos oceanos e sensibilização para a importância do meio marinho e dos seus recursos é uma das formas de contribuir para a obtenção e manutenção do Bom Estado Ambiental no meio marinho.

Oportunidade

 

É neste sentido que surge o presente projeto que visa colmatar esta lacuna promovendo atividades multigeracionais através da capacitação de jovens repórteres pela literacia do mar.

 

O projeto tira partido dos jovens como veículos de comunicação pela literacia do mar, com uma aposta na multigeracionalidade, e capacita-os através de um funcionamento em rede com a comunidade piscatória e comunicação social, de forma a chegar ao público geral aumentando a sensibilização e conhecimento destes sobre a pesca e o mar.

Desafio

 

O principal produto final previsto para este projeto é o lançamento de um jornal impresso, de tirada única, com o nome do título do projeto – Pesca Ó Peixe – onde será apresentada a compilação de todos os artigos realizados pelos alunos no decorrer do projeto.

Público-alvo

 

O público-alvo direto deste projeto são os alunos das Escolas do Concelho de Sesimbra envolvidas no mesmo. Indiretamente o projeto visa projetar-se sobre um público mais alargado através da construção de conhecimento reportado em forma de artigos jornalísticos a serem publicados e publicitados pelos meios de comunicação social local. Esperamos com este projeto chegar a toda a comunidade do Concelho de Sesimbra.

Objetivos gerais

 

O objetivo último do projeto é o aumento de literacia do oceano, através do desenvolvimento de um processo de comunicação e envolvimento alargado de três comunidades: escolar, piscatória e comunicação social.

Objetivos específicos

 

Trabalhar e divulgar temas relacionados com o MAR, nomeadamente:

 

• Aiola como valor cultural;

• Avaliação da biodiversidade;

• Lixo marinho;

• O futuro da pesca;

• Sustentabilidade das artes de pesca.

Metodologia

 

Estão previstas um total de 6 atividades chave neste projeto: Concurso Pesca Ó Peixe – Cria o LOGO deste Projeto; Evento de lançamento; Workshop de formação em comunicação social; Sessões de conhecimento nas escolas participantes; Reportagens – com desenvolvimento de artigos jornalísticos; Evento de encerramento.

 

1 Concelho - 4 Escolas - 4 Artigos - 1 Jornal

 

Cada uma das 4 escolas envolvidas terá um grupo responsável pela realização da reportagem, trabalho de conteúdos, elaboração de um poster informativo sobre o tema e preparação de sessão de conhecimento.

 

As reportagens serão realizadas pelos alunos recorrendo a pesquisa, visitas e entrevistas aos stakeholders identificados mediante o tema a tratar, o seu conteúdo será trabalhado de forma a ser redigido um artigo para publicação no jornal O Sesimbrense, e os alunos terão ainda a oportunidade de publicar os seus trabalhos no jornal digital Mares de Sesimbra.

 

Os conteúdos obtidos serão trabalhados de forma a comporem um poster informativo sobre o tema abordado e a prepararem uma sessão de conhecimento, esta será realizada pelos próprios alunos na sua escola e nas restantes escolas participantes mediante inscrição das turmas interessadas – num mínimo de 16 sessões de conhecimento.

Equipa

 

Lia Vasconcelos, José Carlos Ferreira, Flávia Silva.

 

Colaboradores: André Pinto, Filipa Ferro, Maria Marques. 

Promotor do Projeto

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) - www.fct.unl.pt

 

Parceiros do Projeto

Associação de Armadores de Pesca Artesanal e Local do Centro e Sul (AAPCS) - www.facebook.com/Cabazdopeixe

Liga dos Amigos de Sesimbra (LAS) - proprietária do Jornal O Sesimbrense - www.facebook.com/jornal.osesimbrense

 

Escolas Participantes

Escola Básica 2,3 do Castelo - www.aesampaio.pt

Escola Básica 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho - www.aescp.com

Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti - escolasmichelgiacometti.net

Escola Secundária de Sampaio - www.aesampaio.pt 

 

Apoios à Iniciativa

Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM) - www.aplixomarinho.org 

Artesanal Pesca - www.artesanalpesca.pt

Câmara Municipal de Sesimbra (CMS) - www.cm-sesimbra.pt 

Liga para a Proteção da Natureza (LPN) - www.lpn.pt 

Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) - www.mare-centre.pt 

Mares de Sesimbra - maresdesesimbra.blogspot.pt

Vertente Natural - www.vertentenatural.com 

 

Financiamento:

O projeto é concebido e implementado pela FCT-UNL e é cofinanciado a 85% pelo EEA Grants e a 15% pela FCT-UNL.

 

Projeto inserido no programa de financiamento EEA Grants (www.eeagrants.gov.pt) - REGIME DE PEQUENA SUBVENÇÃO – Sensibilização Pública criado para apoiar iniciativas de incremento da literacia do oceano, gerido pela DGPM (www.dgpm.mam.gov.pt).

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now