Pesca Ó Peixe

- Repórteres pela Literacia do MAR

O projeto Pesca Ó Peixe - Repórteres pela Literacia do MAR é um projeto da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa cofinanciado pelo EEA Grants.

 

Este projeto visa aumentar a baixa literacia do mar e recuperar o conhecimento costeiro promovendo atividades multigeracionais através da capacitação de jovens repórteres pela literacia do mar.

Destaque

Evento final do Projeto Pesca Ó Peixe

 

O Evento Final do projeto realizou-se no dia 2 de junho de 2016 no Auditório Conde Ferreira em Sesimbra (espaço gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Sesimbra).

Este evento reuniu a grande maioria dos stakeholders identificados como relevantes para o projeto, para além de representantes das instituições parceiras, apoios, escolas, público em geral.

O Evento Final do projeto foi organizado em duas partes distintas, a 1ª como Evento de Encerramento do Projeto, com apresentação do projeto, dos seus resultados e com testemunhos dos principais intervenientes, e a 2º como Seminário Cientifico – “Pesca Ó Peixe no MAR de Sesimbra”.

Contexto

 

Com o alargamento da plataforma continental as questões do oceano voltaram a ganhar momentum, o valor da pesca artesanal voltou às agendas politicas e a sua importância para a biodiversidade local voltou a ser falada, reavivando a necessidade de articular os stakeholders locais para o uso articulado e consensual das zonas costeiras e do mar.

 

Aumentar a baixa literacia do mar e recuperar o conhecimento costeiro tornou-se imprescindível para conviver sustentavelmente com o oceano. Neste contexto, medidas de promoção da literacia dos oceanos e sensibilização para a importância do meio marinho e dos seus recursos é uma das formas de contribuir para a obtenção e manutenção do Bom Estado Ambiental no meio marinho.

Oportunidade

 

É neste sentido que surge o presente projeto que visa colmatar esta lacuna promovendo atividades multigeracionais através da capacitação de jovens repórteres pela literacia do mar.

 

O projeto tira partido dos jovens como veículos de comunicação pela literacia do mar, com uma aposta na multigeracionalidade, e capacita-os através de um funcionamento em rede com a comunidade piscatória e comunicação social, de forma a chegar ao público geral aumentando a sensibilização e conhecimento destes sobre a pesca e o mar.

Desafio

 

O principal produto final previsto para este projeto é o lançamento de um jornal impresso, de tirada única, com o nome do título do projeto – Pesca Ó Peixe – onde será apresentada a compilação de todos os artigos realizados pelos alunos no decorrer do projeto.

Público-alvo

 

O público-alvo direto deste projeto são os alunos das Escolas do Concelho de Sesimbra envolvidas no mesmo. Indiretamente o projeto visa projetar-se sobre um público mais alargado através da construção de conhecimento reportado em forma de artigos jornalísticos a serem publicados e publicitados pelos meios de comunicação social local. Esperamos com este projeto chegar a toda a comunidade do Concelho de Sesimbra.

Objetivos gerais

 

O objetivo último do projeto é o aumento de literacia do oceano, através do desenvolvimento de um processo de comunicação e envolvimento alargado de três comunidades: escolar, piscatória e comunicação social.

Objetivos específicos

 

Trabalhar e divulgar temas relacionados com o MAR, nomeadamente:

 

• Aiola como valor cultural;

• Avaliação da biodiversidade;

• Lixo marinho;

• O futuro da pesca;

• Sustentabilidade das artes de pesca.

Metodologia

 

Estão previstas um total de 6 atividades chave neste projeto: Concurso Pesca Ó Peixe – Cria o LOGO deste Projeto; Evento de lançamento; Workshop de formação em comunicação social; Sessões de conhecimento nas escolas participantes; Reportagens – com desenvolvimento de artigos jornalísticos; Evento de encerramento.

 

1 Concelho - 4 Escolas - 4 Artigos - 1 Jornal

 

Cada uma das 4 escolas envolvidas terá um grupo responsável pela realização da reportagem, trabalho de conteúdos, elaboração de um poster informativo sobre o tema e preparação de sessão de conhecimento.

 

As reportagens serão realizadas pelos alunos recorrendo a pesquisa, visitas e entrevistas aos stakeholders identificados mediante o tema a tratar, o seu conteúdo será trabalhado de forma a ser redigido um artigo para publicação no jornal O Sesimbrense, e os alunos terão ainda a oportunidade de publicar os seus trabalhos no jornal digital Mares de Sesimbra.

 

Os conteúdos obtidos serão trabalhados de forma a comporem um poster informativo sobre o tema abordado e a prepararem uma sessão de conhecimento, esta será realizada pelos próprios alunos na sua escola e nas restantes escolas participantes mediante inscrição das turmas interessadas – num mínimo de 16 sessões de conhecimento.

Equipa

 

Lia Vasconcelos, José Carlos Ferreira, Flávia Silva.

 

Colaboradores: André Pinto, Filipa Ferro, Maria Marques. 

Promotor do Projeto

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) - www.fct.unl.pt

 

Parceiros do Projeto

Associação de Armadores de Pesca Artesanal e Local do Centro e Sul (AAPCS) - www.facebook.com/Cabazdopeixe

Liga dos Amigos de Sesimbra (LAS) - proprietária do Jornal O Sesimbrense - www.facebook.com/jornal.osesimbrense

 

Escolas Participantes

Escola Básica 2,3 do Castelo - www.aesampaio.pt

Escola Básica 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho - www.aescp.com

Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti - escolasmichelgiacometti.net

Escola Secundária de Sampaio - www.aesampaio.pt 

 

Apoios à Iniciativa

Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM) - www.aplixomarinho.org 

Artesanal Pesca - www.artesanalpesca.pt

Câmara Municipal de Sesimbra (CMS) - www.cm-sesimbra.pt 

Liga para a Proteção da Natureza (LPN) - www.lpn.pt 

Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) - www.mare-centre.pt 

Mares de Sesimbra - maresdesesimbra.blogspot.pt

Vertente Natural - www.vertentenatural.com 

 

Financiamento:

O projeto é concebido e implementado pela FCT-UNL e é cofinanciado a 85% pelo EEA Grants e a 15% pela FCT-UNL.

 

Projeto inserido no programa de financiamento EEA Grants (www.eeagrants.gov.pt) - REGIME DE PEQUENA SUBVENÇÃO – Sensibilização Pública criado para apoiar iniciativas de incremento da literacia do oceano, gerido pela DGPM (www.dgpm.mam.gov.pt).