MARLISCO - Por um MAR sem lixo!

O projeto MARLISCO - MARine LItter in European Seas: Social AwarenesS and CO-Responsibility contribuiu para aumentar a consciência social sobre os impactes do lixo marinho e construir soluções inovadoras visando inspirar mudanças de atitude e comportamento da sociedade.
Ganhou o RRI Tools sendo considerado uma de 31 boas práticas europeias inspiradoras de Responsible Research Innovation.

O problema do lixo marinho

Milhões de toneladas de lixo marinho chegam todos os anos aos Oceanos. Embora longe da nossa vista, o impacte ambiental, económico e social de todo este lixo é preocupante. É reconhecido globalmente como uma ameaça emergente, tanto para a vida marinha como para a nossa qualidade de vida. O lixo marinho é um problema social! Decorre dos padrões atuais de produção e consumo, e da forma como lidamos com o lixo. As pessoas desempenham aqui um papel crucial através de decisões e comportamentos.

 

O projeto MARLISCO

O MARLISCO - um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa-Quadro (FP7) para a Investigação & Desenvolvimento - visou:

•    aumentar a consciência social sobre os impactes do lixo marinho e construir soluções inovadoras para o problema
•    construir e facilitar o diálogo genuíno entre os atores sociais
•    promover a corresponsabilidade entre os diferentes atores sociais 
•    criando uma visão conjunta para a gestão sustentável do lixo marinho nos mares europeus.

 

As atividades foram desenvolvidas por um consórcio de 20 organizações europeias de 15 países costeiros, de Junho de 2012 a Maio de 2015, nos quatro mares regionais europeus: Atlântico Norte, Báltico, Mediterrâneo e o mar Negro. 


Em Portugal o projeto foi coordenado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

 

O MARLISCO organizou-se em sete componentes (figura em baixo).

Figura 1. Diagrama representando as interligações entre os diferentes planos de trabalho do projeto MARLISCO.

MARLISCO com uma feição marcadamente de educação ambiental pró-ativa visou consciencializar sobre a problemática do lixo marinho. Em Portugal, a equipa distinguiu-se pelo empenho em alcançar o maior número possível de pessoas, dinamizando diversas atividades num esforço de mobilização que levou ao envolvimento de mais de 25000 pessoas nas atividades do projeto – as previstas e as que levaram o projeto um pouco mais além.

 

Uma das principais atividades do projeto foi o Concurso Europeu de Vídeo que envolveu escolas e jovens entre os 12 e os 18 anos nos diversos países do consórcio. Portugal concorreu com 92 vídeos produzidos por escolas de todo o território nacional. Nestes, participaram mais de 600 alunos e professores contribuindo para os 379 vídeos do projeto, produzidos pelos 14 parceiros envolvidos no concurso, com a participação de 2123 jovens na Europa. 

Os países que se posicionaram logo a seguir a Portugal foram: Alemanha com 44 vídeos, Itália e Holanda com 32 vídeos e Turquia com 30. 

Para além dos vídeos, exclusivamente em Portugal criaram-se dois concursos infanto-juvenis adicionais com o objetivo de envolver também os mais novos: o Concurso do Conto Infantil (9-12 anos) que resultou no livro infantil Lixo Marinho: histórias de crianças para crianças, editado pela Plátano Editora, e o Concurso do Hino (4-8 anos). Cerca de 1150 crianças do pré-escolar ao sexto ano do ensino básico participaram nestes dois concursos.

Esta amplitude e diversidade de envolvimento, de carater multi-geracional, permitiu que o projeto tivesse uma expressão dominante, quer em território nacional quer a nível europeu, o que lhe proporcionou o reconhecimento do RRI Tools.

Figura 2. Projeto MARLISCO – números de vídeos submetidos/alunos envolvidos no Concurso Europeu de Vídeo por país.

Outras atividades

Fóruns sobre lixo marinho: A equipa portuguesa teve aqui um papel fundamental devido ao seu know how nesta área tendo apoiado a equipa Irlandesa no desenvolvimento da metodologia a implementar para os Fóruns

 

Para testar e validar metodologia levou a cabo dois Fóruns nas ilhas (um nos Açores e outro na Madeira) que permitiram ajustar detalhes, melhorando alguns aspetos, para conduzir o Fórum Nacional requisito do projeto.

 

Deste modo, embora sendo previsto um encontro nacional em cada país parceiro, em Portugal foram realizados dois fóruns regionais (nos Açores e na Madeira) e um nacional (em Lisboa), todos com grande impacte. O Fórum nacional foi ainda transmitido em livestream aumentado o potencial de outreach. Participaram neste fórum uma diversidade de atores sociais, desde empresas, cientistas, associações, administração pública, etc.

A exposição MARLISCO “Lixo Marinho: um problema global” em Portugal foi itinerante, tendo estado presente em 16 locais diferentes no Norte, Centro e Sul do país, e a partir da qual foram criadas duas novas versões – uma que percorreu as nove ilhas dos Açores e outra para exposição no exterior que esteve presente em Sesimbra. Em Portugal realizaram-se ainda mais de 120 atividades educacionais tanto ao nível de palestras para públicos específicos como limpezas de praia e outras atividades de sensibilização.

 

As diversas actividades do projecto MARLISCO, realizadas em parceria com outras entidades nacionais, coincidiram com criação da APLM - Associação Portuguesa do Lixo Marinho. A APLM tem por missão a defesa, conservação, e preservação do ambiente face aos impactes do lixo nos ecossistemas marinhos, costeiros, estuarinos e os associados a águas interiores; a sensibilização, consciencialização e co-responsabilização da sociedade para valores de consumo sustentável e cidadania, solidariedade e preservação ambiental.

 

Em 2015, o MARLISCO Portugal foi galardoado com o reconhecimento RRI Tools como uma de 31 boas práticas europeias inspiradoras de Responsible Research Innovation.


Dos RESULTADOS do projeto destacam-se:


• A mobilização e envolvimento substancial dos cidadãos;
• A capacitação social, construção de capital intelectual e corresponsabilização 
• A criação de parcerias com a indústria, ONGs e municípios (construção de redes baseadas na partilha de informação sobre lixo marinho e desenvolvimento de atividades de educação ambiental);
• O lançamento de uma compilação dos melhores vídeos do Concurso Europeu de Vídeo, transmitindo a visão dos jovens europeus sobre lixo marinho;
• A elaboração de material didático e um guia de boas práticas para apoiar as entidades no desenvolvimento de atividades relacionadas com o lixo marinho;
• A elaboração de uma Lista de Ações Específicas sobre como combater o lixo marinho, como produto dos fóruns;
• A criação, em conjunto com outras entidades nacionais, da Associação Portuguesa do Lixo Marinho.

 

Existe uma série de PRODUTOS do projeto, disponíveis no site, que podem ser consultados e utilizados. Abordam a problemática do lixo marinho na perspetiva dos diferentes setores e visando diferentes públicos-alvo, nomeadamente:

 

Guia MARLISCO para Reduzir o Lixo Marinho: Inspire-se e Inove através de Boas Práticas

Este guia funciona como uma ferramenta de conhecimento e transferibilidade de experiências, que orienta os seus leitores através dos principais passos da implementação de práticas para a redução do lixo marinho e fornece exemplos de práticas bem-sucedidas que podem ser uma inspiração. Pode descarregar este guia em baixo nesta página.

Guia Educativo MARLISCO - Conhecer, sentir, agir!

"Conhecer, sentir, agir! para reduzir o Lixo Marinho: Plano de atividades para alunos do 2º ao 3º ciclo” - guia educativo sobre lixo marinho, com material concebido para ser flexível e adaptável a vários contextos. Permite ser usado tanto num âmbito educativo formal (escolas), não formal (ONG, museus, grupos de jovens e associações, entre outros).

 

Jogo online “Sea Dream Team”

Jogo educativo dirigido aos jovens entre os 8 e 12 anos. Os jogadores ajudam uma série de personagens a comportar-se de forma responsável face ao ambiente costeiro e lixo marinho. O jogo está disponível em português em www.marlisco.eu/serious-game-start.en.html.

 

Documentário web "Troubled waters" – MAR, LIXO… E NÓS

Documentário interativo constituído por uma série de vídeos curtos, representando um aspeto ou stakeholder relacionado com o lixo marinho. Estes vídeos permitem os espectadores explorem tantos documentários quanto desejem. O documentário com legendas em português está disponível em www.marlisco.eu/watch-troubled-waters.en.html.

Livro infantil "Lixo marinho: Histórias de crianças para crianças"

Resultou do Concurso Conto Infantil MARLISCO, dirigido a alunos do 3º ao 6º ano, e foi editado pela Plátano Editora. Disponível nos pontos de venda habituais, ou através da Editora (www.platanoeditora.pt) ou contactando a Associação Portuguesa do Lixo Marinho (ap.lixomarinho@gmail.com).

 

No site (www.marlisco.eu/results.en.html) pode ainda encontrar uma seleção de documentos que resultaram deste projeto, nomeadamente,

  • um relatório sobre a Distribuição, quantidades e tipos de lixo marinho,

  • um documento onde se apresentam Métodos para monitorizar e avaliar o lixo marinho,

  • um resumo das Políticas para minimizar o problema do lixo marinho,

  • o Mapa com 73 boas práticas reunidas pelos vários parceiros do projeto (19 em Portugal),

  • e os resultados dos Inquéritos realizados no decorrer do projeto, “Perceções sobre lixo marinho” e “Reduzir, reutilizar e reciclar: As suas opiniões e comportamentos diários”, entre vários outros.

Para mais informações sobre o projeto MARLISCO visite o website europeu do projeto www.marlisco.eu ou contacte-nos através da página do Facebook www.facebook.com/MarliscoPortugal.

A Equipa

Paula Sobral, Lia Vasconcelos, Graça Martinho, José Carlos Ferreira, Flávia Silva, Isabel Raposo e Filipa Ferro.

Relatórios

Relatório dos Fóruns sobre Lixo Marinho realizados em Portugal

Relatório dos Fóruns sobre Lixo Marinho realizados em Portugal - ANEXOS

Documentos

Poster Resumo Projeto MARLISCO

Guia MARLISCO para Reduzir o Lixo Marinho

Guia Educativo MARLISCO - Introdução, Âmbito & Conteúdos

Guia Educativo MARLISCO - Notas para o Educador

Guia Educativo MARLISCO - Atividades A&B

Guia Educativo MARLISCO - Atividades C&D

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now