Artigos 

Jornal O Sesimbrense

Um dos principais objetivos deste projeto era levar os temas trabalhados pelo mesmo a conhecimento do público em geral, para isso estabeleceu-se uma parceira com o jornal local O Sesimbrense, para que os artigos escritos pelos grupos de trabalho pudessem ser publicados. No início do projeto o promotor e o parceiro estabeleceram um cronograma para as publicações, e sendo estas mensais, ficou definido que a primeira seria na edição de fevereiro, com a divulgação do projeto e do evento de lançamento do mesmo, dando-se início à publicação dos artigos dos grupos de trabalho a partir da edição de março (uma por mês/edição) até à edição de junho.

  • Edição N.º 1206- Divulgação do Projeto e do Evento de Lançamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Edição N.º 1207

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Edição N.º 1208Artigo sobre a Aiola do grupo de trabalho da EB do Castelo

 

 

 

  • Edição N.º 1209

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Edição N.º 1210 -Artigo do grupo de trabalho da EB Michel Giacometti.

 

 

 

 

  • Edição N.º 1211 - Edição Final Pesca Ó Peixe.

Esta foi uma edição especial “Pesca Ó Peixe” de dimensão alargada após o término do projeto, que comtemplou: 

- Uma Nota da Coordenação do Projeto;

- Um Resumo do Projeto e um Resumo do Evento Final do projeto;

- Os Resumos das apresentações dos 4 (quatro) especialistas convidados para o Evento Final;

- Os “Olhares sobre o Projeto”, uma avaliação do projeto realizada por aqueles que tiveram uma participação ativa no mesmo.

Noticia sobre o Evento de Lançamento do Projeto, escrita por alunos do 11ºPM da ES de Sampaio

Artigo sobre Lixo Marinho do grupo de trabalho da EB Navegador Rodrigues Soromenho.

Artigo sobre Pesca Sustentável do grupo de trabalho da Escola Secundária de Sampaio

Divulgação do Evento de Encerramento do Projeto

Jornal Online Mares de Sesimbra

As publicações online nas Edição nº 28, 29, 30, 31 e 32 no jornal Mares de Sesimbra tem como base as entrevistas realizadas pelos alunos  das escolas envolvidas no projecto no decorrer das visitas e saídas de campo. 

Destaque da Edição N.º 28 do Mares de Sesimbra,  à Aiola de Sesimbra com base nas entrevistas realizadas pelos alunos da Escola Básica do Castelo a um Pescador - Mestre António Salter, um Construtor Naval - Mestre Rui Farinha, um Técnico da CMS da área do Património – João Ventura e um Turista/Visitante – António Costa, com o objetivo de descobrir o nível de conhecimento de cada um destes stakeholder sobre a Aiola, uma embarcação típica de Sesimbra.

 

Na Edição Nº 29 publicação referente às Artes de Pesca de Sesimbra – Impactes no nosso Mar, pelos alunos da Escola Secundária de Sampaio com base nas entrevistas realizadas sobre a Pesca Sustentável, as Artes e o Futuro da Pesca em Sesimbra a 3 (três) pescadores, o Mestre Luís Rafael, o Mestre Júlio, e o ex. pescador Zé da Azoia.

 

 

 

Com base nas entrevistas ao Biólogo Miguel Henriques, técnico do ICNF, com o objetivo de adquirir informação técnica referente à biodiversidade da região, e ao Mestre António Pila, Pescador e Presidente da AAPCS, para recolher um testemunho pessoal e profissional sobre o Mar de Sesimbra, realizadas pelos alunos da EB Michel Giacometti saiu na Edição Nº30 publicação com o subtema Biodiversidade do PMLS e Espécies Economicamente.

 

 

 

Foi publicado na Edição Nº 31 com o subtema Lixo Marinho no Concelho de Sesimbra, tendo como objetivo de sensibilizar o público em geral para as questões do Lixo Marinho e da Poluição das Águas, os contributos recolhidos em entrevista com duas das técnicas da ETAR Lagoa/Meco, a Eng.ª Maria Vieira e a Bióloga Sara Duarte pelos alunos da Escola Navegador Rodrigues Soromenho.

 

 

À semelhança do que aconteceu com o Jornal O Sesimbrense, também o Mares de Sesimbra na sua Edição Nº32 fez uma edição especial “Pesca Ó Peixe” no início do mês de julho. Esta edição centrou-se no Evento Final do projeto, mais especificamente nas apresentações realizadas pelos alunos do projeto, tendo sido publicado um resumo jornalístico de cada uma delas.

As entrevistas completas podem ser consultadas no Blog do Mares de Sesimbra (http://maresdesesimbra.blogspot.pt/).

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now