Embaixadores pela Biodiversidade - Literacia Oceânica e Costeira

O “Embaixadores pela Biodiversidade” é um projeto de literacia oceânica e costeira financiado no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) resultado de uma candidatura conjunta das Câmaras Municipais de Torres Vedras e da Lourinhã. Este projeto é desenvolvido por uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente)

Objetivos do projeto

 

O objetivo deste projeto inclui o desenvolvimento de conteúdos e ações de sensibilização para a Conservação da Natureza junto da comunidade jovem e escolar, assegurando simultaneamente o envolvimento multi-geracional, contribuindo ativamente para a promoção da literacia sobre biodiversidade local, dando a conhecer a biodiversidade e tradições locais, e sensibilizando para comportamentos sustentáveis em meio costeiro e marinho. Visa, desta forma, sensibilizar para a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos, englobando outros temas de igual interesse local, tais como:

  • Fauna e Flora marinha e costeira;

  • Praias, dunas e arribas;

  • Zonas ribeirinhas e estuários;

  • Zona intertidal e poças de maré;

  • Pescas e tradições associadas;

  • Biodiversidade pré-histórica (Paleontologia).

Público alvo e área de atuação

 

As áreas de atuação correspondente ao território dos Municípios de Torres Vedras e Lourinhã. O público-alvo são as Comunidades educativas do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário dos municípios parceiros. Procura chegar a outras faixas etárias, envolvendo pontualmente o Ensino Pré-Escolar, ATL´s, Associações, ONG entre outros e igualmente a comunidade sénior.

Ações Desenvolvidas

 

1. Exposição Itinerante – Exposição sobre o património natural e cultural dos ecossistemas costeiros e marinhos da região. A exposição oferece a oportunidade para a realização de atividades paralelas de apoio, tais como jogos e concursos;


2. Projeto Educativo – Integra o desenvolvimento de conteúdos educativos sobre os valores naturais locais, nomeadamente a Rede Natura 2000, para integração nos programas curriculares. Deste modo dá a conhecer a biodiversidade em meio marinho e costeiro, as tradições e costumes associados e sensibiliza os alunos para comportamentos sustentáveis em meio costeiro e marinho, contribuindo para cidadãos mais participativos e responsáveis no que respeita à conservação da natureza;


3.  Campanhas de Sensibilização e Ação – Atividades de reflexão crítica desenvolvida para uma maior consciencialização ambiental face à biodiversidade e conservação da natureza. Desenvolve e dinamiza atividades no terreno, tais como peddy papers, aulas de campo/laboratórios vivos, jogos e recolhas de lixo marinho.

Resultados esperados

 

•    Aumento da consciencialização ambiental
•    Participação ativa da comunidade local
•    Formação de cidadãos participativos e ambientalmente responsáveis
•    Capacitação de agentes de mudança
•    Apropriação do projeto pela comunidade local

A Equipa

FCT NOVA / MARE NOVA (Dep. Ciências e Engenharia do Ambiente) 
 

Coordenação: José Carlos Ferreira e Lia Vasconcelos

Investigadores: Flávia Silva, Fábio Cardona, Renato Monteiro, Cláudio Macedo Duarte,  Filipa Ferreira, Ricardo Resende, Carla Sousa.

Visita-nos em:

Website Oficial:

https://em-bio.wixsite.com/embio

 

Página de Facebook: 
https://www.facebook.com/Embio2017/ 

Contactos

CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS
 
Divisão de Ambiente e Sustentabilidade
Email: ambiente@cm-tvedras.pt
Telefone: 261 320 773


 

CÂMARA MUNICIPAL DA LOURINHÃ
 
Divisão de Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente
Email: ambiente@cm-lourinha.pt
Telefone: 261 410 100

 


 

FCT - NOVA  

FCT- Universidade Nova de Lisboa

Email: embio@campus.fct.unl.pt

Telefone: 212 948 397  Ext: 10174

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now