Embaixadores pela Biodiversidade - Literacia Oceânica e Costeira
O “Embaixadores pela Biodiversidade” é um projeto de literacia oceânica e costeira financiado no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) resultado de uma candidatura conjunta das Câmaras Municipais de Torres Vedras e da Lourinhã. Este projeto é desenvolvido por uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente)
Objetivos do projeto
O objetivo deste projeto inclui o desenvolvimento de conteúdos e ações de sensibilização para a Conservação da Natureza junto da comunidade jovem e escolar, assegurando simultaneamente o envolvimento multi-geracional, contribuindo ativamente para a promoção da literacia sobre biodiversidade local, dando a conhecer a biodiversidade e tradições locais, e sensibilizando para comportamentos sustentáveis em meio costeiro e marinho. Visa, desta forma, sensibilizar para a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos, englobando outros temas de igual interesse local, tais como:
-
Fauna e Flora marinha e costeira;
-
Praias, dunas e arribas;
-
Zonas ribeirinhas e estuários;
-
Zona intertidal e poças de maré;
-
Pescas e tradições associadas;
-
Biodiversidade pré-histórica (Paleontologia).
Público alvo e área de atuação
As áreas de atuação correspondente ao território dos Municípios de Torres Vedras e Lourinhã. O público-alvo são as Comunidades educativas do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário dos municípios parceiros. Procura chegar a outras faixas etárias, envolvendo pontualmente o Ensino Pré-Escolar, ATL´s, Associações, ONG entre outros e igualmente a comunidade sénior.
Ações Desenvolvidas
1. Exposição Itinerante – Exposição sobre o património natural e cultural dos ecossistemas costeiros e marinhos da região. A exposição oferece a oportunidade para a realização de atividades paralelas de apoio, tais como jogos e concursos;
2. Projeto Educativo – Integra o desenvolvimento de conteúdos educativos sobre os valores naturais locais, nomeadamente a Rede Natura 2000, para integração nos programas curriculares. Deste modo dá a conhecer a biodiversidade em meio marinho e costeiro, as tradições e costumes associados e sensibiliza os alunos para comportamentos sustentáveis em meio costeiro e marinho, contribuindo para cidadãos mais participativos e responsáveis no que respeita à conservação da natureza;
3. Campanhas de Sensibilização e Ação – Atividades de reflexão crítica desenvolvida para uma maior consciencialização ambiental face à biodiversidade e conservação da natureza. Desenvolve e dinamiza atividades no terreno, tais como peddy papers, aulas de campo/laboratórios vivos, jogos e recolhas de lixo marinho.
Resultados esperados
• Aumento da consciencialização ambiental
• Participação ativa da comunidade local
• Formação de cidadãos participativos e ambientalmente responsáveis
• Capacitação de agentes de mudança
• Apropriação do projeto pela comunidade local
A Equipa
FCT NOVA / MARE NOVA (Dep. Ciências e Engenharia do Ambiente)
Coordenação: José Carlos Ferreira e Lia Vasconcelos
Investigadores: Flávia Silva, Fábio Cardona, Renato Monteiro, Cláudio Macedo Duarte, Filipa Ferreira, Ricardo Resende, Carla Sousa.
Visita-nos em:
Website Oficial:
https://em-bio.wixsite.com/embio
Página de Facebook:
https://www.facebook.com/Embio2017/
Contactos
CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS
Divisão de Ambiente e Sustentabilidade
Email: ambiente@cm-tvedras.pt
Telefone: 261 320 773
CÂMARA MUNICIPAL DA LOURINHÃ
Divisão de Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente
Email: ambiente@cm-lourinha.pt
Telefone: 261 410 100
FCT - NOVA
FCT- Universidade Nova de Lisboa
Email: embio@campus.fct.unl.pt
Telefone: 212 948 397 Ext: 10174