CIMULACT - Citizen and Multi-Actor Consultation on Horizon 2020

O projeto CIMULACT – acrónimo de ‘Citizen and Multi-Actor Consultation on Horizon 2020’ – é um dos mais ambiciosos projetos de participação pública já financiados pela Comissão Europeia. Tem como objetivo redefinir a agenda de investigação e de inovação europeia envolvendo os cidadãos e diversos atores de 30 países na efetiva formulação de ações para o Horizonte 2020, o Programa-Quadro de Investigação e de Inovação da União Europeia. Em Portugal é coordenado pela MEDIATEDOMAIN, Lda.

Como gastar os fundos de investigação da UE da melhor forma?

 

A União Europeia investe milhares de milhões de euros em Investigação e Inovação todos os anos para atender aos desafios da sociedade moderna. Frequentemente apenas especialistas e responsáveis políticos estão envolvidos na decisão de como o dinheiro é usado. Para garantir que as prioridades da investigação refletem efetivamente o uso dos fundos para os desejos e as necessidades da sociedade, o CIMULACT vai começar por ter mais de 1000 cidadãos europeus a usar as suas próprias palavras para formular as suas visões para o futuro - e construir o resto do projeto com base nessas visões. É a primeira vez que um projeto é tão ambicioso no envolvimento dos cidadãos na efetiva formulação da agenda de investigação e de inovação da UE.

 

Das visões dos cidadãos às ações prioritárias do Horizonte 2020

 

Nos próximos meses, os cidadãos de todos os países da União Europeia, mais a Noruega e a Suíça, irão reunir-se em fóruns de visão do cidadão nacional, durante um dia inteiro, para formular e debater as suas visões para futuros sustentáveis e desejáveis. No total, mais de 1000 cidadãos irão participar. Todos os fóruns utilizarão o mesmo método para promover as visões dos cidadãos, o que torna possível agregar resultados dos futuros desejáveis dos cidadãos de toda a Europa.

 

Quando as visões forem recolhidas, uma variedade de outros atores estarão envolvidos no amplo e intenso processo participativo que se segue:

 

  • Em primeiro lugar, um grande fórum internacional onde os cidadãos se irão reunir com os investigadores, os atores sociais, os responsáveis políticos e os "challengers" atípicos para co-criar cenários de programas de investigação.

  • De seguida, os cenários serão testados, validados, enriquecidos e tratados numa segunda fase de consulta, incluindo um novo ciclo de diferentes tipos de consultas: presenciais com os cidadãos e diversos atores dos 30 países, e - em paralelo - uma consulta online.

  • Por fim, os resultados desta segunda fase serão debatidos e traduzidos pelos investigadores, os stakeholders e os responsáveis políticos em ações prioritárias para o Horizonte 2020. Esta informação concreta será amplamente comunicada e divulgada aos principais grupos-alvo.

 

Uma contribuição fundamental para a Investigação e Inovação Responsáveis

 

O CIMULACT é um projeto de três anos financiado pela Comissão Europeia e coordenado pelo Danish Board of Technology Foundation. Com o envolvimento e inclusão de muitos parceiros relevantes, o CIMULACT contribui para a Investigação e Inovação Responsáveis (IIR) na UE – um conceito-chave na agenda europeia da investigação quando se trata de lidar com os desafios da sociedade moderna.

 

O objetivo é que o projeto estabeleça uma nova referência para a participação pública através do desenvolvimento, teste, formação e avaliação de metodologias de envolvimento dos cidadãos e dos diversos atores. Ao unir parceiros de toda a Europa, todos visando elevados níveis de participação pública, o CIMULACT vai construir no terreno fortes competências – deixando inspiração para futuros processos de envolvimento.

 

Em suma, o CIMULACT irá:

 

  • Criar visões e cenários que combinem as necessidades da sociedade com os esperados futuros avanços da Ciência e o seu impacte na tecnologia, sociedade, meio ambiente, etc., associados aos Grandes Desafios;

  • Fornecer informações concretas para o programa de financiamento da Comissão Europeia Horizonte 2020 através de recomendações e opções políticas para a Investigação e Inovação (Research & Innovation – R&I), e da simulação de avisos para os Programas de Trabalho do Horizonte 2020;

  • Envolver os cidadãos e os atores sociais num debate/consulta/processo intensamente participativo sobre cenários de futuros sustentáveis desejáveis e de pesquisa;

  • Capacitar os cidadãos e a participação de diversos atores para a Investigação e Inovação através do desenvolvimento, teste, formação e avaliação dos métodos de participação;

  • Facilitar o diálogo e a compreensão partilhada entre os responsáveis políticos, cidadãos e atores sociais;

  • Revelar a importância dos resultados das consultas que dão voz aos cidadãos.

 

Onde saber mais?

 

Para mais informações sobre o projeto e os parceiros nacionais, por favor visite www.cimulact.eu. Aqui poderá encontrar um pequeno vídeo de apresentação e um folheto do projeto, assim como poderá subscrever a e-newsletter CIMULACT.

 

Contactos

 

Ursula Caser, coordenadora nacional do CIMULACT, MEDIATEDOMAIN, Lda. 

Email: cimulact.portugal@gmail.com, Telemóvel: 964758828, Website: www.uc-mediation.eu.

Relatórios

Documentos

Relatório português do Fórum Futuro: Dar Voz aos Cidadãos!

Relatório inglês do Fórum Futuro: Dar Voz aos Cidadãos!

Brochura do projeto CIMULACT

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now